Vem e Segue-me

“Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’. No mesmo instante eles deixaram suas redes e o seguiram”. (Marcos 1: 16-18)

Você alguma vez já se perguntou por que os discípulos resolveram largar suas redes e seguir Jesus no mesmo instante em que foram chamados? Mesmo sem saber se ele era realmente o Messias e Filho de Deus?
Se Jesus chegasse a seu trabalho hoje e te falasse: Vem e segue-me, que te farei pescador de homens. Você seguiria? Para entender essa atitude de Simão e André e depois de Tiago e João é necessário viajarmos para o contexto histórico da época desse acontecimento. Vamos lá!
Ao analisar esse contexto histórico te convido a entrar no hemisfério do Sistema Educacional judaico que era dividido em três fases: Uma delas chamava-se: Beit Sefer, onde o garoto judeu aos seis anos de idade ingressava numa sinagoga para aprender e decorar a Torá, que são os cinco primeiros livros da bíblia que conhecemos e utilizamos hoje. Os judeus acreditam que Deus entregou esses textos a Moises quando o mesmo esteve no monte Sinai. Dos seis aos dez anos de idade o judeu memorizava os cinco primeiros livros dos escritos hebraicos: Bereshit (Princípio, Gênesis), Shemot (Os Nomes; Exôdo), Vá-Ykra (E Chamou; Levítico), Ba- Midbar (No deserto; Números) e Devarim (As Palavras; Deuteronômio). Ao término dessa fase educacional o garoto com dez anos já estava se tornando aprendiz do trabalho da família, mas os melhores dos melhores continuavam a estudar e passavam para a segunda fase do sistema educacional judaico o Beit Talmud: onde decoravam o restante das escrituras hebraicas e terminavam essa fase aos 14 ou 15 anos e também já desenvolviam o ofício da família. Porém, os melhores dos melhores dos melhores buscavam pela terceira fase do sistema educacional que era chamada de Beit Midrash: O garoto ia até um rabino e pedia para ser seu discípulo. Ser discípulo de um rabino era deter a “gema” desse rabino, ou seja, pelo fato dos rabinos discordarem entre si, seus discípulos dedicavam suas vidas de maneira integral para levar a doutrina de seu rabino em frente. Nessa última fase o Rabino fazia uma avaliação com o candidato e se ele fosse reprovado o rabino dizia algo como: Vejo que ama a Deus e conhece a Torá, mas deve voltar e desenvolver o negócio de sua família, mas se percebesse que aquele garoto detinha as qualificações suficientes para levar sua “gema”, então o Rabino dizia: Vem e segue-me. Aí o menino deveria abandonar sua família, sua sinagoga, seu vilarejo para seguir e se tornar como seu Rabino.
A maioria dos teólogos concorda que Jesus era considerado um Rabino. Lucas ao descrever a vocação dos discípulos relata que Jesus já ensinava uma multidão e ainda antes de chamar Simão Jesus faz o milagre da “pesca maravilhosa”. Agora que já entendemos o pano de fundo que motivou a decisão dos apóstolos podemos interpretar outros fatos como, por exemplo:
1) O Zero a esquerda muda para a direita quando segue Jesus.
O fato dos quatro garotos estarem no barco pescando revela que eles não haviam passado no teste de nenhum Rabino, mostra que eles não eram os melhores dos melhores. Tiago e João estão no barco com seu pai Zebedeu, provavelmente aprendendo o ofício da família. Mas, Jesus, sendo um Rabino respeitado e honrado chama aqueles garotos reprovados e faz com que eles mudem a trajetória da História da humanidade. Uma das argumentações dos fariseus lá no livro de Atos é que esses homens eram iletrados, ou seja, não haviam se aprofundado nos ensinos judaicos. Os Rabinos eram os mais respeitados na época e depois do que os discípulos viram o Rabino Jesus falar e fazer não houve outra escolha a não ser seguir esse Mestre. Jesus não escolhe os melhores e por isso que sua glória é revelada, pois faz do “zero a esquerda” alguém relevante. O que mais me prende ao relacionamento com Jesus é que sem ele eu sou um “zero a esquerda”.
2) A fé dEle em nós
Em outras duas ocasiões descrita no livro de Marcos, primeiro em 4: 35-41, Jesus é acordado pelos discípulos porque a tempestade está provocando um naufrágio e então Jesus acorda, acalma a tempestade e diz: Por que vocês estão com tanto medo? Vocês não têm fé? Em seguida no capítulo 6: 45-56 é a cena que Jesus anda sobre as águas, situação que Mateus também descreve em seu livro relatando que Pedro vai ao encontro de Jesus andando sobre a água, mas em certo momento ele afunda e Jesus diz: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Eu sempre pensei que Jesus estava falando que a fé dos discípulos nEle era pouca. Mas, na verdade os discípulos não tinham fé em si mesmos, não conseguiam acreditar que seriam capazes de fazer o que ele fazia. No entanto, se o Rabino Jesus chamou eles é porque enxergou neles o potencial necessário para levar sua “gema”, ou seja, fazer o que ele fazia. Quantas vezes não acreditamos na fé que Jesus tem em nós, se ele nos chamou é porque vê em mim e em você o potencial para segui-lo. Ele ainda acredita em mim e em você, depositou em nossas mãos sua “gema”, podemos levar sua mensagem, carregar suas características e transformar o mundo ao nosso redor.
3) A nossa Resposta.
Por fim, depois de três anos andando com o Rabino, conhecendo e desfrutando de seus ensinamentos, João no capítulo 21 de seu livro vai relatar que Jesus reencontra seus discípulos fazendo o que? Pescando. Penso o que passava na cabeça de Jesus: “Eu escolho eles, eu capacito eles, eu ando com eles, desenvolvo eles para serem pescadores de homens, mas ainda insistem em apenas pescar peixes” … É incrível nossa capacidade de retroceder. Temos em nossas mãos uma responsabilidade que os anjos gostariam de ter, mas insistimos em voltar a fazer o “ofício da família”. Então Jesus tem aquele diálogo com Pedro, perguntando se ele o ama, e Pedro, assim como, todos nós diríamos, responde que o ama e Jesus dá uma resposta simples: Então apascenta minhas ovelhas. Em outras palavras, Jesus diz: Pare de retroceder, de ficar pensando somente em seus interesses e demonstre seu amor por mim apascentando minhas ovelhas. Chamei-te para ser pescador de homens.
Todos nós somos um Apóstolo Pedro, ou seja, um zero-a-esquerda que não tem fé em si mesmo e que ainda ao invés de avançar acaba retrocedendo. Entretanto, foi através desse camarada que Jesus solidificou sua igreja. Foi quando Pedro entendeu o que era ser um discípulo que sua vocação se tornou relevante.
Você e eu ainda podemos levar a “gema” do Rabino Jesus, basta apenas segui-lo verdadeiramente.
  Baseado no Filme “Dust” de Rob Bell

Uma resposta para “Vem e Segue-me

  1. Muito bom, vem eh segue-me eh uma das frases mais conhecidas de Jesus. Ela eh simples e curta, mas que tem uma profundidade capaz de nos conduzir para a vida eterna. Eis o desafio…quem vai aceita-lo? Esta eh a grande questao.

Deixe um comentário